Título do Curso

Modelagem 3D e Prototipagem de Joias 

 

Detalhes do curso

Esse curso tem como objetivo desenvolver as capacidades para profissionais atuarem com excelência no processo produtivo de joias, bijuterias, folheados e acessórios de moda usando estas inovações e tecnologias que estão revolucionando todo seu processo produtivo e onde as vantagens são diversas, indo desde o melhor acabamento, acurácia e precisão da peça, maior velocidade de produção e o mais importante de tudo permite a tão sonhada produção em série de um determinado produto. 

 

 

Metodologia

As aulas serão 50% práticas e 50% teóricas, sendo necessário o uso de um laptop pessoal, o aluno receberá exercícios práticos focados para casos específicos da joalheria amazônica. O curso dará condições aos participantes de criar seus próprios produtos de joalheria e de imprimir sua criação em uma impressora de alta resolução do tipo DLP (Digital Light Processing).  s

 

Desenvolva

  • Visão ampla de toda a cadeia produtiva de gemas e joias no Brasil e no mundo, desde a pesquisa mineral até a venda do produto final, a joia.
  • Capacidade para avaliar e controlar a qualidade dos produtos de joalheria gerados em cada uma das etapas do seu processo produtivo.  
  • Capacidade para elaborar e gerenciar coleções de joias, o que é uma ferramenta diferencial e exigida pelo mercado joalheiro da atualidade.
  • Conhecimento para traduzir a liderança e aos investidores o real valor que o QAQC agrega ao negócio - O QAQC será ensinado como a ferramenta que irá garantir o seu retorno financeiro.
  • Preparar projetos para receber auditorias e certificações internacionais.

 

Quem deve fazer

Este curso foi desenvolvido tendo em mente três grupos principais.

Designers de Produtos

Aqueles que devem provar de fato que suas ações estão gerando economia e resultados que comprovem os recursos dos investidos.

Designers autorais de joias

Aqueles que trabalham diretamente com a pesquisa e produção mineral, suas ferramentas e melhores práticas, gerenciamento de projetos em FEL 1, 2 e 3, e planejamento e controle de lavra.

Empreendedores do ramo joalheiro (fundidores, cravadores, ourives, vendedores de joias etc...)

Aqueles que trabalham direto com os dados gerados nos projetos e com os resultados de ensaios químicos e físicos de amostras.

Makers (FAB LABS)

Para o pessoal da cultura maker que queiram dar um upgrade e conhecer a prototipagem de alta resolução e detalhes da modelagem em um software moderno e considerado como um dos mais usado no mundo inteiro, o Rhinoceros da McNeel Miami.

 

Conteúdo Programático

  1. Conceitos Básicos

    • O que é Modelagem 3D e a Prototipagem de Joias;

    • Onde nasceu estas tecnologias;

    • Como o tais tecnologia começaram a ser aplicado na produção de joias ;

    • Quais suas principais vantagens competitivas.

    • Quem deve fazer o Curso de Modelagem 3D e Prototipagem de Joias ?

    • A modelagem 3D e as indústrias de folheados, bijuterias e de ouro sólido;

  2.  

 

 

 

 

 

 

Professor
Mauricio Favacho

Geólogo Sênior, Mestrado em Geologia Econômica com ênfase em pedras preciosas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É especialista em identificação, classificação e tratamento de gemas (pedras preciosas). Nos últimos anos vem se dedicando as tecnologias joalheiras como a Irradiação de Gemas e a Modelagem e Prototipagem. Foi vencedor do maior prêmio de empreendedorismo consciente da Amazônia, o Prêmio Samuel Benchimol e Banco da Amazônia com o tema " Modelagem 3D, Prototipagem e Fundição de joias com a biodiversidade do Estado do Pará ". Palestrante no temas gemas, joias e tecnologias joalheiras. Atualmente é Sócio Proprietário da empresa KARAJAZ - Consultoria Geológica, Gemas e Joias LTDA e Professor Pesquisador no IGA- Instituto Gemológico da Amazônia.